É comum que muitas pessoas não tenham ideia do quanto uma fotógrafa pode ser importante, seja para registrar um momento especial, uma determinada fase da sua vida ou até mesmo para valorizar seu negócio, seus produtos e comunicar para seu público alvo o(a) bom profissional empenhado(a) e preocupado(a) que você é.
Nesse caso, eu vou explicar e demonstrar na compra e venda de produtos.
O primeiro contato que as pessoas tem com você em seu site, Instagram ou seja lá qual for a plataforma que você utiliza para anunciar e divulgar os seus negócios e/ou produtos, é o contato visual, então as imagens ficam sendo como o seu “cartão de visita” ou melhor dizendo nesse caso, sua "vitrine online".
É a forma como você, empreendedor(a), dono(a) do próprio negócio - independente do porte - vai apresentar e mostrar para aquela pessoa interessada em seu trabalho/produto o quão é preocupado(a) e comprometido(a) com o que faz, porque isso começa desde um site bem feito, com fotos profissionais de qualidade, um Instagram bem elaborado e por aí vai... aquela tal da “primeira impressão é a que fica” então é importante garantir que esta seja boa, né?!
Nas imagens a seguir quero propor a seguinte reflexão:se você procura por um produto na internet e encontra dois anúncios do mesmo, qual você opta pela compra e sente mais confiança? O que a foto foi feita com um o celular? Ou o que a foto é profissional e bem produzida?
Foto: reprodução da internet.
Em ambas comparações, trata-se do mesmo produto e marca, a diferença são apenas apenas as imagens, onde as de cima vejo em anúncios de venda principalmente em redes sociais e que são tiradas com um aparelho celular, enquanto essas de baixo foram feitas por essa mesma fotógrafa que vos fala (hahahahaha).
Foto: Suellen Scanavini.
Abaixo vemos outro exemplo semelhante:
Foto: reprodução da internet.
Foto: Suellen Scanavini.
Nesses próximos exemplos a seguir, o mais importante e que vejo muitos erros cometidos, inclusive em sites de lojas popularmente conhecidas e feitas por profissionais, é na coloração do produto. Precisamos tomar muito cuidado com isso, pois esse tênis não é marrom, amarelo ou laranja, ele é um "bege escuro". Cheguei a ver fotos em que ele estava totalmente laranja e esses erros não podem acontecer quando falamos de uma venda online.
Foto: reprodução da internet.
Foto: Suellen Scanavini.
Viram as diferenças?
Eu mesma me pego fazendo essas observações quando vou comprar algo pela internet, por isso achei interessante trazer essa reflexão para vocês.
É claro que não é todo mundo e, principalmente quem está começando com o próprio micro empreendimento, que vai conseguir investir em serviços como a fotografia logo de início. O intuito desse post é para trazer um ensinamento sobre o que o meu trabalho e de colegas de profissão representa.É preciso ampliar mais os olhares para que fujam da ideia de que o trabalho de uma fotógrafa profissional é a parte menos importante, quando na verdade é um dos mais necessários, em todos os âmbitos.
Por isso, eu aconselho: separe um dinheiro, que seja uma porcentagem das suas vendas para a produção das fotos. Você não vai se arrepender, eu garanto!!!
Espero que tenham gostado e que eu possa tê-los(as) ajudado a ter um melhor direcionamento sobre essa parte visual do seu negócio. Fico a disposição caso tenha alguma dúvida.
Até mais! =)
Por: Suellen Scanavini.